quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que dizer? - Fluminense 4x0 Bahia

Vexame. Depois de um primeiro tempo que chegou a animar, o Bahia levou um gol logo no início da segunda etapa e ruiu. O pênalti bem cobrado por Fred destruiu as estruturas de um time abalado em sua confiança e que não tem apresentado poder de reação nas últimas rodadas. Depois, ao tirar Gerley e recuar Hélder para a lateral, para a entrada de Zé Roberto, Falcão escancarou a equipe tricolor. Não conseguia ameaçar e ainda se tornava alvo fácil para o Flu, que chegou a outros três gols com Thiago Neves, Fred e Wallace.

A entrada de Zé Roberto não seria totalmente ruim, mas ele deveria ter substituído Mancini, que já estava claramente esgotado. Com mais esse vexame, a passagem de Falcão pelo Bahia parece ter chegado ao fim. Como legado, fica o título baiano que acabou com o incômodo jejum e, principalmente, a valorização de Gabriel. Quando Renato Gaúcho passou pelo Bahia em 2010, um de seus maiores méritos, que acabou sendo útil para o acesso alcançado com Márcio Araújo no comando, foi recuperar e valorizar dois jogadores revelados no cube: Ávine e Marcone.  

Falcão valorizou Gabriel, mas parece ter se tornado refém do seu maior mérito. Como encontrou um lugar para o garoto, bem aberto numa linha de quatro jogadores no meio de campo, Falcão passou o resto do tempo tentando buscar um espelho do camisa 8 para jogar aberto pelo lado esquerdo. No entanto, não havia um outro Gabriel no elenco. E, com essa convicção, o treinador prejudicou Morais, Magno, Zé Roberto e, por último, Mancini, forçando-os a jogar abertos pela esquerda, quando, claramente, rendem melhor centralizados. O Mancini da Roma seria um ótimo nome para acabar com a procura de Falcão, mas o camisa 10 que estava no Atlético não tinha mais condições de ser esse cara. E insistir nisso prejudicará o jogador e o clube. 

Fluminense 4x0 Bahia - Fred (2), Thiago Neves e Wallace
Fluminense:
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos (Wallace); Edinho (Leandro Euzébio), Jean (Fábio Braga), Deco e Thiago Neves; Wellington Nem e Fred.
Bahia: Marcelo Lomba, Fabinho, Danny Morais, Titi e Gerley (Zé Roberto); Diones, Hélder, Mancini, Kléberson (Júnior) e Vander; Souza.

Nenhum comentário: